Chico Mendes – Quem é?

Na ultima terça-feira, 12/02, o Ministro do Meio Ambiente do presidente Bolsonaro, Ricardo Salles, inundou a internet com a seguinte declaração sobre Chico Mendes:

Olha, eu não conheço Chico Mendes.

Qual o grande problema disso?

Continue lendo e entenda sobre o assunto!

QUEM É CHICO MENDES

chico mendes
Chico Mendes (Foto: Reprodução)

Em resumo: é uma das principais lideranças do movimento ambientalista brasileiro.

Nascido em Xapuri, no Acre, Francisco Alves Mendes Filho, mais conhecido como Chico Mendes.

Iniciou aos 31 anos sua luta em favor da preservação da floresta amazônica e das seringueiras nativas.

Na luta liderada pelos seringueiros para impedir o desmatamento, utilizavam-se, sobretudo, da tática de “empate”. Homens, mulheres, crianças e idosos defendiam as árvores com seus próprios corpos.

Ademais, Chico Mendes participou da fundação do Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Xapuri. Ajudou a fundar o Partido dos Trabalhadores (PT). Denunciou projetos que estariam levando à devastação da floresta e à expulsão dos seringueiros.

Assim também, recebeu prêmios internacionais, dentre eles o Global 500, oferecido pela ONU por sua luta em defesa do meio ambiente.

Então, em 1988, uma semana após completar 44 anos de idade, foi assassinado a mando de um fazendeiro, posteriormente condenado a 19 anos de prisão.

QUEM É RICARDO SALLES

ricardo salles
Ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles (Foto: Reprodução/TV Cultura)

Em primeiro lugar: Ricardo de Aquino Salles é advogado e administrador, paulistano, nascido e residente no bairro do Morumbi, em São Paulo/SP.

Formado em Direito pelo Mackenzie, pós-graduado pelas Universidades de Coimbra e Lisboa, além de especialista em Administração pela FGV.

É um dos fundadores do movimento “Endireita Brasil” , bem como, já se posicionou “contra o aborto, a favor da pena de morte e contra o uso de drogas”.

Desde 2017 é alvo de ação movida pelo Ministério Público de São Paulo, em virtude de acusação de adulteração de mapa ambiental para beneficiar mineradoras, quando à frente da pasta do Meio Ambiente de Alckmin (Saiba mais).

Inclusive, veja aqui como foi a entrevista sobre a ignorância do Ministro quanto a Chico Mendes.

 

QUEM PODE SER MINISTRO DE ESTADO

Segundo a Constituição, os Ministros de Estados serão escolhidos dentre brasileiros maiores de 21 anos e no exercício dos direitos políticos.

Quem faz essa escolha é o presidente da República. Isto é, ele quem nomeia e exonera ministros.

Ou seja, em tese, qualquer brasileiro que preencha esses requisitos pode ser um Ministro de Estado.

 

O PROBLEMA DO DESMATAMENTO DA FLORESTA AMAZÔNICA

O desmatamento da floresta amazônica é, decerto, um dos principais problemas ambientais do mundo.

Pesquisadores do IMAZON – Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia, concluíram que o desmatamento aumentou 40% entre 2017 e 2018 (Saiba mais)

Um relatório do Fundo Mundial para a Natureza (WWF, da sigla em inglês) apontou outro dado alarmante. De 1970 para cá o desmatamento intenso reduziu 20% da Floresta Amazônica e 50% do Cerrado no Brasil. (Veja aqui)

A floresta amazônica é essencial para armazenar grande parte do CO2 do planeta. Sem a floresta, mais gás é emitido para a camada de ozônio, o que a prejudica cada vez mais.

O desmatamento não afeta somente a vida dos animais, que vivem naquele habitat. Afeta a oferta de água doce também – o que explica as recorrentes crises hídricas que o país tem enfrentado.

 

Três quartos do planeta já foi impactado pela ação humana e há projeção que, em 2050, só 10% da Terra esteja livre de interferência dos homens.

Encerro com uma frase dita pelo próprio Ministro, mas que deveria nos levar a uma profunda reflexão:

Que diferença faz quem é Chico Mendes nesse momento?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.